Pesquisar no Abadia em foco

03/10/2018

Conheça os candidatos ao Senado por Goiás

Agenor (MDB)
1º suplente: Quirino (PRB)
2º suplente: Vera Lúcia (MDB)
Agenor Mariano da Silva Neto, 44 anos, é natural de Goiânia. Administrador de empresas, foi secretário de Administração e Recursos Humanos de Goiânia antes de se eleger vereador (2009-2012) e vice-prefeito da cidade (2013-2016). Recentemente ocupou o cargo de secretário municipal de Planejamento na capital goiana.
Fabrício Rosa (Psol)
1º suplente: Professor Augustinho (Psol)
2º suplente: Fabricio Costa (Psol)
Fabrício Silva Rosa, 38 anos, é natural de Goiânia e policial. Atua na Polícia Rodoviária Federal e é oficial da reserva da Polícia Militar do Estado de Goiás, além de membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. É militante da causa LGBTI.
Jorge Kajuru (PRP)

1º suplente: Benjamin Beze Junior (PRP)2º suplente: Milton Mercêz (PRP)
Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser, de 57 anos, nasceu em Cajuru (SP). Celebrizou-se no jornalismo esportivo, área em que atuou desde a década de 1970. Elegeu-se como vereador de Goiânia em 2016. Como jornalista ou apresentador, Kajuru trabalhou em inúmeras emissoras de rádio e TV. De 1997 a 2003, foi proprietário da Rádio K, com base em Goiânia, mas com ampla cobertura no interior.
Lúcia Vânia (PSB)

1º suplente: José Vitti (PSDB)2º suplente: Fernando Safatle (Rede)
Nascida em Cumari (GO), Lúcia Vânia Abrão tem 73 anos. É senadora desde 2002, disputando agora seu terceiro mandato. Foi a primeira mulher a eleger-se deputada federal em Goiás (1986). Participou da Constituinte. Continuou na Câmara até 1994. A partir de 1995 ocupou a Secretaria Nacional de Assistência Social, no governo de Fernando Henrique Cardoso. Lúcia Vânia criou o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), premiado pela (Unicef).
Luis César Bueno (PT)
1º suplente: Professora Neusa (PT)
2º suplente: Sormani Irineu (PT)

Luis César Bueno e Freitas, 58 anos, é natural de Goiânia (GO) e deputado estadual. Formado em História, foi professor da rede pública e atuou em movimentos estudantis e sindicais. Elegeu-se vereador em Goiânia em 1996 e 2000 e está no quarto mandato como deputado estadual (2003-2019). Foi membro da Mesa da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, líder de bancada e presidiu duas comissões.
Marconi Perillo (PSDB)

1º suplente: Vilmar Rocha (PSD)
2º suplente: Aleandra Sousa (PTB)
Nascido em Palmeiras de Goiás (GO), Marconi Ferreira Perillo Junior tem 55 anos. Advogado, tornou-se governador de Goiás em 1998, aos 35 anos. Foi reeleito em 2002, e em 2006 foi eleito para o Senado. Renunciou em 2010 para concorrer mais uma vez ao governo. Obteve nova vitória e foi reeleito em 2014.  Também deputado estadual (1991-1994) e federal (1994-1998).
Professora Geli (PT)
1º suplente: Professor Antonio Bites (PT)
2º suplente: Mardônio (PCdoB)
Maria Geli Sanches, 57 anos, é natural de Silvânia (GO) e vereadora em Anápolis (GO). Formada em Pedagogia, foi coordenadora da Faculdade Raízes e organizou projeto pedagógico de combate às drogas e assistência às famílias no Juizado da Infância e da Juventude de Anápolis. Está no segundo mandato na Câmara Municipal da cidade (2013-2021).
Professor Alessandro Aquino (PCO)

1º suplente: SSIS do Sindicato (PCO)
2º suplente: Tião da Construção Civil (PCO)
Alessandro Aquino Cirqueira nasceu em Goiânia e tem 47 anos. Professor e advogado, chegou a ter sua candidatura indeferida, mas o recurso do Partido da Causa Operária foi acolhido pela Justiça Eleitoral.
Professora Magda Borges (PCB)
1º suplente: Ivan Faria (PCB)
2º suplente: Dona Teresinha (PCB)
Magda Maria Borges, 44 anos, é natural de São Luís de Montes Belos (GO) e filósofa. Militante do movimento feminista e de pautas de direitos humanos, integrou conselhos municipais em Aparecida de Goiânia (GO) e leciona em cursos populares para a população de baixa renda.
Santana Pires (Patri)

1º suplente: Pedrão (Patri)
2º suplente: Guarda Chuva (Patri)
Nascido em Jaraguá (GO), Erciley Pires Santana tem 46 anos. Ele já disputou a vaga de deputado federal nas últimas eleições, sem sucesso. Seu partido lançou sua candidatura separada da coligação a que faz parte. Chegou a ter seu registro indeferido, mas um recurso garantiu sua participação na disputa para o Senado.
Vanderlan (PP)

1º suplente: Pedro Chaves (MDB)
2º suplente: Jader Melo (PP)
Nascido em Iporá (GO), Vanderlan Vieira Cardoso tem 55 anos. Empresário do ramo alimentício, foi prefeito de Senador Canedo (GO) entre 2005 e 2010, tendo também se candidatado ao governo de Goiás em 2010 e 2014.
Wilder Morais (DEM)
1º suplente: Domingos Sávio (DEM)
2º suplente: Bispo Abigail Almeida (DEM)
Wilder Pedro de Morais, 50 anos, é natural de Taquaral de Goiás (GO) e concorre à reeleição para o Senado. Ele se elegeu em 2010 como primeiro suplente de Demóstenes Torres. Wilder assumiu o mandato a partir de julho de 2012, com a cassação do titular. É empresário do ramo da construção civil e da mineração e foi secretário estadual de Infraestrutura em 2011.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)