Pesquisar no Abadia em foco

09/04/2018

Presidenciáveis Lula, 29,9%; e Bolsonaro, 20,6%; lideram lista de intenções de voto em Goiás

Michel Temer (MDB) encabeça lista dos mais rejeitados. Lula e Bolsonaro também compõem o grupo
Pré-candidatos também compõem lista de rejeições (Foto: reprodução/internet)
Se dependesse dos eleitores goianos, a principal disputa nas urnas pela presidência da República se daria entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), preso no sábado (7), e Jair Messias Bolsonaro (PSL). O petista possui 29,6% das intenções de voto, contra 20,6% do principal oponente. Marina Silva (Rede) figura na terceira posição com 6,9%, à frente de Geraldo Alckmin, que tem 5%.

Na sexta colocação está o candidato Pedetista, Ciro Gomes, com 4,9%. O goiano Henrique Meirelles tem 3,9% das intenções no Estado. Recentemente, ele murou seu domicílio eleitoral para São Paulo e deixou a tutela do Ministério da Fazenda para tentar candidatura.

Realizada entre 30 de março e 5 de abril, a pesquisa foi encomendada ao Instituto Serpes pelo Jornal O Popular. O levantamento considerou 13 pré-candidatos. O Supremo Tribunal Federal negou Habeas Corpus a Lula no dia 4/4 e o pedido de prisão foi expedido no dia 5/4.

Demais analisados

Em seguida vem o senador e ex-presidente Fernando Collor (PTC-AL), com 1,5%. Álvaro Dias (Podemos-PR) figura ao lado do presidente Michel Temer (MDB), com 1,4% cada. O presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM) possui 0,6%, à frente do empresário Flávio Rocha (PRB), que tem 0,5%. A deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) está com 0,4%, seguida pelo engenheiro João Amoêdo (Novo), que é o último colocado, registrando 0,1%.

A previsão é de que 14,9% eleitores goianos votem nulo ou deixem de votar. Os indecisos são 8,5%. Na pesquisa espontânea, Lula e Bolsonaro registram empate técnico. Eles detêm, nesse caso, 14,5% e 12,7%, respectivamente. Indecisos são 54,3%.

Rejeição

Temer lidera a lista de rejeição dos candidatos entre os goianos. Ao todo, 51,7% dizem que reelegeriam o atual presidente. Lula, com 39,3% está na segunda posição, à frente de Collor, que tem 28,8%. Em quarto, Bolsonaro tem 23,6%; e Alckmin é rejeitado por 20,3%

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo instituto Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda, contratada pelo grupo Jaime Câmara e Irmãos e publicada no Jornal O Popular na edição desta segunda-feira, 9 de abril.

O levantamento foi feito entre os dias 30 de março e 5 de abril, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo número BR-07829/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo número GO-05562/2018 no dia 29 de março de 2018.

Ao todo, 801 eleitores foram ouvidos nas regiões de Goiânia, Inhumas, Nerópolis, Anápolis, Goianápolis, Guapó, Senador Canedo, Aparecida de Goianésia, Porangatu, Uruana, Ceres, Abadiânia, Luziânia, Novo Gama, Formosa, Simolândia, Águas Lindas, Piracanjuba, Ipameri, Catalão, Morrinhos, Itumbiara, Santa Helena, Rio Verde, Jataí, Caçu, São Luís de Montes Belos, Iporá, Vila Boa de Goiás e Faina.

A margem de erro é de 3,5% percentuais para mais ou para menos.

Hugo Oliveira Do Mais Goiás Com informações do Jornal O Popular

Nenhum comentário:

Postar um comentário