Pesquisar no Abadia em foco

Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

08/04/2018

José Eliton toma posse como novo governador de Goiás

Novo líder do Executivo destaca 20 anos de Marconismo e revela pretender aumentar diálogo com lideranças políticas goianas e entidades representativas
Entre as prioridade elencadas para o restante do mandato, estão ações na Educação, Saúde e Segurança Pública (Foto: Mantovani Fernandes)

Após mais de sete anos ao lado de Marconi Perillo, José Eliton não é mais vice. O cargo lhe foi transmitido às 11h30 deste sábado (7), em solenidade na escadaria do Palácio das Esmeraldas, onde Perillo passou a faixa de governo a seu sucessor. A posse se deu 1h30 mais cedo, na Assembleia Legislativa (Alego), em sessão liderada pelo presidente da casa José Vitti. Todos são do PSDB.

Em seu primeiro discurso como governador, Eliton apontou os caminhos a serem trilhados pela nova administração nos nove meses restantes de mandato. Segundo ele, o foco será consolidar o “legado” de Marconi e “aprimorar” políticas públicas voltadas para a proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Entre as prioridades do governo está a conclusão do plano de investimentos do biênio, o Goiás na Frente, o qual, segundo José Eliton, inclui obras de infraestrutura e logística em “todas as regiões do estado”. “Uma das vertentes do plano é o repasse de mais de R$ 500 milhões aos municípios para obras de pavimentação, recapeamento e construção de equipamentos públicos”, pontua.

Histórico governista
Em seu discurso de posse, Eliton ressaltou sua origem interiorana, de Rio Verde, e sua formação educacional, primeiro pela rede pública de educação, depois pela faculdade de Direito. “Só a democracia permite que alguém que não nasceu em berço de ouro, vindo do interior, estudante de escola pública possa dirigir os destinos de um Estado”.

Apresentou também uma leitura dos últimos 20 anos de governo tucano, que segundo ele, colocaram Goiás no “rumo certo”. Ele classificou o “Tempo Novo” de Marconi como uma política de “vitórias para a sociedade, desenvolvimento equilibrado e crescimento consistente”.

Eliton ainda destacou a postura do governo frente a crises. “Goiás cresce sem parar nas crises que paralisam outros estados, e que aqui se transformam em superação”. Destacou ainda programas e realizações do governo como Hugol, Hugo, Crer, UEG, Vapt Vupt, escolas padrão século XXI, Renda Cidadã, Estádio Olímpico, duplicação de rodovias.

Frentes de atuação

Ainda no discurso, o novo governador reforçou que o objetivo é atuar sem discriminação partidária, sem “nos render às miudezas da política”, para “manter o que está bom e mudar o que for preciso”.

Com isso afirmou que pretende dar início a um relacionamento mais próximo com prefeitos, vereadores, lideranças e cidadãos. Segundo ele, o intuito é preparar o Estado para um “novo salto de qualidade”, com foco no desenvolvimento social.

“[Vamos] investir em tecnologia e inovação, dialogar com grandes e pequenos produtores rurais, empresários e trabalhadores, movimentos sociais das cidades e do campo. Fazer da isonomia princípio e conceito de oportunidades e de remuneração seja qual for o gênero, a cor da pele ou a opção sexual”.

Prioridades
Conforme expõe em seu discurso, afirma que irá lançar o desafio de garantir aos goianos que aguardam realização de cirurgias eletivas sejam chamados pelas unidades estaduais.

Na educação, o plano é reforçar a educação de nível fundamental para manter o desempenho classificado pelo Ideb. “Nossa meta é propiciar a alunos da rede estadual preparação específica para o Enem, com agenda inovadora, criativa e eficiente, com utilização de novas tecnologias”.

No que diz respeito à Segurança Pública, o intuito é manter “policiamento ostensivo em terminais de transporte coletivo, realizar modernização da frota policial, propiciar integração das forças policiais e promover reformulação de protocolos e competências no tocante a lavratura de Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)

Trabalho
O primeiro dia de trabalho do novo líder do Executivo estadual será este domingo (8). Às 10, Eliton dará posse ao seu novo secretariado, em solenidade no Itego Basileu França. Assim, ele concluirá a composição de sua equipe administrativa de primeiro escalão, iniciada ainda janeiro. A lista de nomes não foi revelada.

À época, foram empossados Irapuan Costa Júnior, na Secretaria de Segurança Pública; Hwaskar Fagundes, na Secima; Cleomar Dutra Ferreira, na Agehab; João Bosco Bittencourt, na Agência Brasil Central (ABC); e Benitez Brandão Calil, na Secretaria Extraordinária.

Ainda, tomaram posse Edivaldo Cardoso de Paula, na Celg Telecom; Jarbas Rodrigues, na Comunicação Setorial do Governador; e Lucas Pugliese Tavares, na Superintendência Executiva da Secima.

Ainda no domingo, o governador terá sua primeira reunião de trabalho com a equipe de secretários. Será às 14h, no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, quando deverá apresentar as diretrizes de seu governo a serem seguidas pelos auxiliares.

Currículo

Especializado em Direito Eleitoral, atuou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), fez parte de comissão de juristas do Senado Federal que elaborou o anteprojedo de reformulação do Código Eleitoral Brasileiro.

Foi conselheiro do Instituto Goiano de Direito Eleitoral (Igdel) e fez parte de comissões de Direito Político e Eleitoral, bem como de Advogados Publicistas na Ordem dos Advogados do Brasil Sessão Goiás.

Entrou na chapa de Marconi nas eleições de 2010 e foi reeleito na mesma posição em 2014. Assumiu, no primeiro ano de gestão a presidência da Companhia Energética de Goiás (Celg Par).

No segundo mandato, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SED), que reuniu pastas de Indústria e Comércio, Comércio Exterior, Agricultura e Pecuária, Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Regional.

Já teve oportunidade de governar Goiás interinamente em 23 ocasiões. Em 2016, assumiu a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP). Em 2017, coordenou o programa de investimentos Goiás na Frente, que envolve mais de R$ 9 bilhões, recursos voltados para infraestrutura, logística e apoio aos municípios.

Por Hugo Oliveira Do Mais Goiás

Nenhum comentário:

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.