Pesquisar no Abadia em foco

13/04/2018

Enel Distribuição Goiás estimula qualificação profissional

A política de sustentabilidade da Enel também estimula a economia energética junto ao público acolhido. Durante o evento, os clientes poderão trocar suas lâmpadas incandescentes e fluorescentes
Reprodução/Internet
Com pouco mais de um ano de atuação no Estado, a Enel Distribuição Goiás colabora com 37 instituições de Goiás, que já receberam mais de R$ 1,3 milhão para desenvolvimento de projetos de responsabilidade social focados no atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade. A iniciativa é do programa Luz Solidária, que também já concedeu cerca de R$ 13 milhões em bônus para clientes.

Um desses projetos é da Associação SOS Vidas, que graças ao incentivo do Luz Solidária vai conseguir tirar do papel o Projeto Costurando o Futuro, que será inaugurado nesta sexta-feira (13), às 10h, na Casa de Davi, em Abadia de Goiás. A associação investiu em oficinas de costura para as pessoas atendidas pela comunidade terapêutica da instituição e na adequação da infraestrutura das salas, desde a rede elétrica até a compra de máquinas de costura. A primeira turma começa com cerca de 30 alunos, mas todos os 90 assistidos terão a oportunidade de participar.

A iniciativa busca geração de renda, na qual o público atendido costura peças previamente cortadas e enviadas por empresas parceiras. Mas o intuito vai muito além da rentabilidade e da qualificação profissional, pois a atividade também propõe finalidades terapêuticas às famílias carentes, dependentes químicos e pessoas em situação de rua ou de risco.

A política de sustentabilidade da Enel também estimula a economia energética junto ao público acolhido. Durante o evento, os clientes poderão trocar suas lâmpadas incandescentes e fluorescentes, que têm um alto consumo de energia, por lâmpadas LED. Os interessados devem levar uma conta de energia – é necessário que seja de um dos últimos três meses –, um documento oficial com foto e até quatro lâmpadas para serem trocadas por lâmpadas LED. As trocas serão realizadas das 8h às 16h.

Luz Solidária

O programa Luz Solidária já é realizado há oitos anos nos estados do Ceará e Rio de Janeiro. Para Goiás, está prevista, para o segundo semestre de 2018, a segunda edição do projeto. A iniciativa estimula o uso de eletrodomésticos eficientes por meio de descontos de até 50% na compra de equipamentos novos (geladeira e ar condicionado). Para receber o desconto, o cliente deve realizar uma doação para uma das instituições cadastradas no programa.

Ao adquirir um equipamento eficiente por meio do Luz Solidária, o cliente passa a integrar uma parcela da sociedade que usa energia elétrica de maneira consciente, pois todos os equipamentos têm a garantia de baixo consumo de energia elétrica dada pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel. Além disso, ao entregar o equipamento usado, o cliente também tem a garantia da destinação correta do resíduo gerado a partir do seu descarte sustentável. Isso evita a contaminação do meio ambiente com gases, plásticos e outros resíduos gerados.

Além de estimular o consumo consciente e a preservação ambiental, o Luz Solidária viabiliza projetos sociais que vão gerar renda para comunidades. Em 2017, a primeira edição do programa na Enel Distribuição Goiás contemplou 37 projetos sociais com as doações deste programa. Os projetos sociais foram selecionados por meio de um edital público, no qual as instituições apresentaram seus projetos nas categorias Geração de Renda, Capacitação para Geração de Renda, Meio Ambiente e Direitos Humanos.

Do O hoje.