Pesquisar no Abadia em foco

Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

09/04/2018

Caiado lidera pesquisa eleitoral ao governo; Éliton e Daniel estão empatados em 2º

O senador Ronaldo Caiado (DEM) lidera com folga a disputa para o governo de Goiás de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Serpes e divulgada pelo jornal O Popular nesta segunda-feira (9). No levantamento Estimulado, Caiado tem 39,7% das intenções de voto. Ele possuiu mais de 30 pontos percentuais de vantagem para o governador José Éliton (PSDB) e para o deputado federal Daniel Vilela (MDB).

O “Tucano” e o “Emedebista” estão em empate técnico. José Éliton tem 6,7% das intenções de voto e Daniel Vilela tem 6,2% da preferência dos eleitores consultados na pesquisa.

No levantamento Estimulado ainda foram apresentados outros nomes. A presidente estadual do PT em Goiás, Kátia Maria, pré-candidata ao governo aparece na pesquisa com 3,0%. Foram destacados dois pré-candidatos do PSOL o policial rodoviário federal, Fabrício Rosa aparece com 1,0% das intenções de voto e o professor Weslei Garcia com 0,9%.

Nulos e indecisos

O percentual de eleitores que manifestou por anular o voto é alto: 20,3%. Ainda não decidiram em que vão votar nas eleições de outubro: 22,1% dos consultados no levantamento.

Regiões

De acordo com a pesquisa, o senador Ronaldo Caiado apresenta melhores índices no noroeste goiano (57,8%). A região com percentual mais baixo foi no Entorno do Distrito Federal (27,2%). Em Goiânia, o parlamentar tem 39%, contra 7,3% de José Éliton e 6,8% de Daniel Vilela.

O governador José Éliton apresenta melhor desempenho: 12,5% das intenções de voto. No sudoeste goiano, Daniel Vilela tem o melhor resultado no levantamento eleitoral: 21,2%.

Rejeição

Apesar de Ronaldo Caiado levar vantagem na pesquisa eleitoral, ele também lidera a rejeição. 25,2% dos entrevistados não votariam no parlamentar. José Éliton e Daniel Vilela estão empatados neste quesito. Os dois aparecem com 24,3%. Weslei Garcia tem 18,6%, Fabrício Rosa 17,7% ao lado de Kátia Maria. Não rejeita ninguém 44,7%. Não decidiu: 6,7%.

2° turno

Na simulação de segundo turno o senador Ronaldo Caiado também leva vantagem. Três cenários foram montados. No primeiro deles, entre Caiado e Éliton, o senador leva vantagem. 42,4% contra 11,2 % do atual governador. Anularia ou não votaria: 22,0% e Não decidiu: 24,3%.

No segundo cenário, entre Daniel Vilela e José Éliton, o cenário é mais equilibrado. O Emedebista venceria o Tucano. Daniel aparece com 18,5% e Éliton 16,9%. Anularia ou não votaria: 30,2%. Não decidiu: 34,5%.


No terceiro e último cenário, desta vez entre os dois candidatos da oposição. Caiado venceria com folga Daniel Vilela. Ele aparece com 42,7% e Daniel Vilela: 8,9%. Anularia ou não votaria: 22,7% e não decidiu: 25,7%.

Comparações

Fazendo comparação com a rodada da pesquisa realizada pelo Instituto Serpes, Ronaldo Caiado teve queda. Em dezembro ele estava com 44,0% e agora com 39,7%. Daniel Vilela tinha 12,1% e caiu para 6,2%. José Éliton tinha 6,2% e manteve-se estável, subindo 0,5% chegando a 6,7%.

A rejeição de Caiado subiu de 22,4% para 25,2%. Daniel Vilela e José Éliton tiveram queda nos índices de rejeição. O emedebista tinha 25,4% e caiu para 24,3%. O tucano tinha 27,6% e caiu para 24,3%.

Em 2006, eleição em que Marconi Perillo e Iris Rezende não estiveram presentes o cenário em abril daquele ano apresentava o então candidato do governo, Alcides Rodrigues a época no PPB, com 10,8% e chegou no mês de outubro com 41,0%. Maguito Vilela (PMDB) tinha 53,0% e caiu para 39%. Demóstenes Torres (PFL) estava em abril com 11,5% e chegou ao final do pleito com 5,2%.

Espontânea

No levantamento espontâneo, aquele em que o nome do candidato não é apresentado, Ronaldo Caiado tem 8,7% das intenções de voto. José Éliton 1,5%. Daniel Vilela: 1,0%. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) foi citado e aparece com 0,5%. Vale ressaltar que ele não pode ser candidato ao governo estadual, pois já foi reeleito no pleito de 2014. O ex-governador é pré-candidato ao senado.

O ex-prefeito de Senador Canedo, Vanderlan Cardoso (PP) foi lembrado por 0,2% dos consultados. O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB) também foi lembrado pelos eleitores no levantamento do tipo espontâneo. 0,2% dos entrevistados disseram que votariam no emedebista. Iris não pode ser candidato ao governo, pois para isso deveria ter deixado a Prefeitura de Goiânia até o último final de semana.

Ainda foram citados, o ministro das Cidades, Alexandre Baldy (PP) com 0,1%, Murilo Roriz (PSD): 0,1% e o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) com 0,1%.

Anularia o voto ou não votaria: 10,1%. Não decidiu em quem votar: 77,3%, ou seja, a maior parte do eleitorado.

Metodologia

A pesquisa foi realizada pelo instituto Serpes Pesquisas de Opinião e Mercado Ltda, contratada pelo grupo Jaime Câmara e Irmãos e publicada no Jornal O Popular na edição desta segunda-feira, 9 de abril. O levantamento foi feito entre os dias 30 de março e 5 de abril, foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo número BR-07829/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo número GO-05562/2018 no dia 29 de março de 2018. 801 eleitores foram ouvidos nas regiões de Goiânia, Inhumas, Nerópolis, Anápolis, Goianápolis, Guapó, Senador Canedo, Aparecida de Goianésia, Porangatu, Uruana, Ceres, Abadiânia, Luziânia, Novo Gama, Formosa, Simolândia, Águas Lindas, Piracanjuba, Ipameri, Catalão, Morrinhos, Itumbiara, Santa Helena, Rio Verde, Jataí, Caçu, São Luís de Montes Belos, Iporá, Vila Boa de Goiás e Faina. A margem de erro é de 3,5% percentuais para mais ou para menos.

Leia mais



Do diariodegoias.
Postar um comentário

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.