Pesquisar no Abadia em foco

13/03/2018

Thiago Peixoto participa de adesão de cidades a Internet Para Todos

O deputado federal Thiago Peixoto (PSD-GO) recebeu, nesta segunda (12/3), representantes de municípios goianos para assinar adesão ao programa Internet Para Todos. O programa do governo federal tem por objetivo levar e ampliar a conectividade nos municípios goianos através de antenas instaladas que repetirão o sinal do satélite geoestacionário brasileiro, que está em órbita há quase um ano. “Trata-se um de um grande avanço, um grande passo para a inserção de nossos municípios cada vez mais no século XXI”, destacou Thiago.

O parlamentar goiano participou, até agora, diretamente da adesão de 30 municípios goianos ao programa do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). “Fizemos um grande esforço para integrar os municípios a esse programa que representa uma nova etapa no desenvolvimento nacional. As coisas se passam de maneira cada vez mais intensa no ambiente digital e temos que dar a oportunidade para que mesmo as comunidades mais distantes estejam integradas”, ressaltou Thiago Peixoto.

O evento, na tarde desta segunda, em Brasília, contou com a presença do presidente Michel Temer e do titular do MCTIC, Gilberto Kassab. Também estiveram presentes mais de 2.400 prefeitos de todo o Brasil, incluindo dezenas de goianos. Além de melhorar a conectividade nos municípios, a ideia do programa é levar internet de alta velocidade a espaços públicos como escolas, postos de saúde e hospitais.

A ideia do governo federal é levar internet a um custo reduzido a comunidades que hoje estão fora da cobertura da banda larga. Além de indicar os locais onde as antenas serão instaladas a partir de maio deste ano, os municípios terão de oferecer como contrapartida a segurança dos locais onde os equipamentos forem montados, além de arcar com os custos de energia elétrica.

Cidades contempladas

Thiago Peixoto participou diretamente do processo de adesão de 30 municípios goianos nessa primeira etapa do Internet Para Todos, seja por meio de prefeitos, vereadores ou lideranças municipais. São as seguintes cidades: Abadia de Goiás, Aloândia, Araguapaz, Buriti de Goiás, Caiapônia, Campo Alegre de Goiás, Castelândia, Cumari, Davinópolis, Fazenda Nova, Itarumã, Maurilândia, Moiporá, Morro Agudo, Nazário, Nova Crixás, Palmelo, Piracanjuba, Pontalina, Sanclerlândia, São Miguel do Passa Quatro, Três Ranchos, Urutaí, Uruaçu, Águas Lindas de Goiás, Cidade Ocidental, Ipameri, Luziânia, Novo Gama e Santo Antônio do Descoberto.

Além do esforço a favor da conectividades dos municípios, Thiago tem se destacado, na atual legislatura, pelo envolvimento forte com temas ligados a empreendedorismo, emprego, inovação e tecnologia. Ele é um dos principais interlocutores de temas ligados à Economia Digital, por exemplo. O parlamentar goiano é presidente da Frente Parlamentar de Economia Digital e relator das comissões especiais do Marco Regulatório da Economia Colaborativa e da Lei de Informática. Recentemente, ele recebeu homenagens de motoristas de aplicativos pela defesa da regulamentação que permitisse o funcionamento de plataformas como Uber, 99 e Cabify no Brasil.

Do Diario de Goias