Pesquisar no Abadia em foco

20/03/2018

Secretário do Meio Ambiente realiza projeto de revitalização de nascentes em Abadia de Goiás

A Secretaria do Meio Ambiente está realizando várias ações no município, visando a revitalização das nascentes, além da arborização da cidade. O trabalho envolve o plantio de mudas de árvores de espécies variadas, a exemplo de ipê, oiti, palmeiras entre outras. Todos os trabalhos são realizados garantindo a qualidade de vida da população e a preservação do meio ambiente do município.

O secretário do Meio Ambiente, professor Nivaldo, lembra que, além de orientações, as ações visam também chamar a atenção dos moradores e produtores rurais para a necessidade de revitalizar as nascentes do município. Ele explica a importância deste projeto para o desenvolvimento de política ambiental com a participação da sociedade. 

“Estamos produzindo mudas para distribuir para a população plantar não só nas nascentes, como também na frente de suas casas, avenidas e praças. Qualquer pessoa pode ser um colaborador”, afirma Nivaldo. 

No inicio do trabalho, professor Nivaldo, encontrou algumas dificuldades para comprar máquinas e equipamentos necessários para estruturação da Secretaria e do viveiro para produção de mudas de espécie adaptadas ao nosso ecossistema. Então através de compensação ambiental, adquiriu um caminhão pipa, um poço artesiano, além de 4 mil mudas, que já foram distribuídas para a população. 

“Esse projeto de revitalização das nascentes é uma missão que o prefeito Romes Gomes nos determinou, e acho de suma importância, uma vez que nosso município é um grande produtor de água”, pontua o secretário. 

Entre os benefícios da arborização, estão o embelezamento da paisagem urbana, melhoria das condições climáticas e o abrigo para fauna. Além disso, esse projeto cria oportunidades para fortalecer o vínculo da população com o meio ambiente do município. 

Parte do Setor Porto Seguro, Goiânia Sul e Centro da cidade já receberam mudas de diversas espécies. A meta do projeto é plantar 10 mil mudas em todos os bairros do município, e produzir um número muito maior para distribuir para população. O secretário espera alcançar o objetivo até o fim do mandato. 

De acordo com o secretário, só no ano de 2017 e início de 2018, foram arborizadas várias avenidas e praças do município. Foram plantadas no fundo da garagem mais de 200 mudas, cujo local é uma nascente do início do rio Santa Maria, além de revitalizar vários outros lugares. 

A Secretaria do Meio Ambiente tem sido sempre solicitada para entrega de mudas, confirmando assim, o resultado positivo do projeto.