Pesquisar no Abadia em foco

04/03/2018

Diretor da Rede de Orquestras Jovens de Goiás explica importância do programa

Foto: Reprodução
O governador Marconi Perillo (PSDB) lançou, na tarde da última segunda-feira (26), a Rede de Orquestras Jovens de Goiás e o programa Bolsa Artista, com a participação dos alunos do Instituto Tecnológico do Estado de Goiás (Itego) em Artes Basileu França, que se apresentaram durante a solenidade.

A Rede de Orquestras Jovens de Goiás consiste na expansão da experiência do modelo profissionalizante do Basileu França para núcleos em outros 14 municípios e procura atingir pessoas de vulnerabilidade social. Entre eles: Alto Paraíso de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Caldas Novas, Catalão, Guapó, Itumbiara, Jaraguá, Palmeiras de Goiás, Pirenópolis, Posse, Rio Verde, Trindade e Valparaíso de Goiás.

Em Goiânia, no Basileu, o projeto social tem por objetivo a formação profissional de jovens entre 8 e 18 anos com aulas gratuitas de diversos instrumentos musicais. Os interessados normalmente ingressam através de testes vocacionais, explica o diretor da rede de orquestras jovens de Goiás, Eliseu Ferreira. A Rede de Orquestras Jovens de Goiás pretende repetir a experiência de Goiânia com jovens carentes de outros municípios.

Dentre as atividades coletivas de música no Basileu, por exemplo, estão a sinfônica, de violão, de voz, de coro, entre outras. “Com essa expansão, pretendemos acolher atender pelo menos 1500 alunos em toda a rede orquestra”, finaliza Eliseu.

Já o Bolsa Artista, voltado para alunos avançados e em processo de formação, é uma renovação do antigo Bolsa Orquestra, criado em 2005, que antes era focado apenas para a Orquestra Sinfônica de Goiás. O novo projeto expande o atendimento para demais áreas artísticas disponíveis no Basileu França, como ballet, dança, teatro, artes visuais e circo.

A Bolsa Artista irá beneficiar 230 alunos. Destes, 100 receberão R$ 600, e os outros 130, R$ 800. Para obter a bolsa, o músico precisa ter nível avançado e estar regularmente matriculado no Itego.

Para os interessados em ingressar no Bolsa Artista, os editais já estão disponíveis no site da Secretária de Desenvolvimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário