Pesquisar no Abadia em foco

16/03/2018

Cidades históricas de Goiás vão ter uma versão do Caminho de Santiago em homenagem a Cora Coralina

Rota passa por sete municípios do estado, entre eles: cidade de Goiás e Pirenópolis. Região faz parte da Rota do Ouro, traçada por bandeirantes.
Cidades de Goiás terão versão do Caminho de Santiago em homenagem a Cora Coralina
Uma versão do Caminho de Santiago, na Espanha, está sendo criado em Goiás. Nomeado Caminho de Cora Coralina em homenagem à poetisa goiana, o trajeto começa em Corumbá de Goiás e passa por Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Jaraguá, Itaguari e Itabearaí, terminando na cidade de Goiás. A região também é conhecida por ser parte da Rota do Ouro, traçada por bandeirantes.
A rota sugerida tem cerca de 300 km e passa por diversos pontos turísticos e históricos do estado. Entre eles, estão belezas naturais como a Serra dos Pirineus, uma formação rochosa milenar, as cachoeiras de Pirenópolis, a Serra de Jaragua e a Serra Dourada.
O caminho é feito, parte dentro das reservas naturais e matas, e parte por meio das cidades históricas e rodovias asfaltadas. O trajeto está sendo sinalizado pela Goiás Turismo e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com ajuda de voluntários.
Caminho de Cora Coralina passa por atrações turísticas naturais de Goiás (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)
A estreia está prevista para abril deste ano, mas algumas pessoas já começaram a conhecer o percurso. O caminho pode ser percorrido a cavalo, a pé, ou de bicicleta. O turismólogo Jhonatan Soares disse que foi com outros dois amigos de bicicleta e que levaram quatro dias para passar por todas as cidades e fez todo o caminho de bike.

“Passamos por vários pontos turísticos de cada município”, afirmou à TV Anhanguera.

Além de incentivar o turismo ecológico pelas áreas naturais do Cerrado, a rota também passa por casarões do período colonial, além de igrejas centenárias. Aqueles que toparem explorar o percurso também vão passar por restaurantes, lojas de artesanato e povoados ao longo do caminho, podendo conhecer ainda pousadas e hotéis no interior de Goiás.

O passeio é finalizado na casa de Cora Coralina, na cidade de Goiás. O casarão é hoje um museu da história da poetisa, como explica a diretora do espaço, Marlene Velasco.

"Termine o seu caminhar nessa casa e saia daqui impregnado de poesia e emoção. É isso que a casa propõe", disse.
Trajeto turístico do Caminho de Cora Coralina termina na cidade de Goiás (Foto: TV Anhanguera/Reprodução)


Por Vanessa Martins, G1 GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário