Pesquisar no Abadia em foco

12/01/2018

Abadia de Goiás: Ação contra o Aedes em Goiânia já recolheu mais de 4 mil pneus usados

No ano passado, mais de 190 mil peças foram recolhidas e enviadas para a reciclagem
Após recolhidos, pneus são levados para reciclagem. (Foto: Divulgação)

Mais de 4 mil pneus usados foram recolhidos no primeiro dia da Operação Cata Pneus, nesta quarta-feira (10), por agentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Jardim Guanabara I, região Norte de Goiânia. A ação tem como objetivo combater o mosquito Aedes aegypt, vetor de de doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela, uma vez que estes objetos são os principais locais escolhidos pelos insetos para depositar seus ovos.

No ano passado, a ação, que acontece todas as quartas-feiras, conseguiu recolher 194 mil pneus, segundo o diretor de Vigilância em Zoonoses da SMS, Gildo de Paula. Ele explicou que a operação atua durante todo o ano, cada semana em uma das sete regiões goianas definidas pela secretaria: Norte, Oeste, Noroeste, Campinas/Centro, Sul, Leste e Sudoeste.

Gildo conta que os agentes percorrem os bairros de cada região e fazem um levantamento de terrenos e regiões próximas a borracharias, onde há pneus descartados em locais incorretos. Então, na data definida, os objetos são recolhidos ou levados por moradores a uma sede fixa em cada local.

O diretor destacou que essa medida é importante pois os pneus são os principais focos de reprodução Aedes. “O ciclo do mosquito é de sete a dez dias e, em alguns casos, por conta de pneus escondidos em terrenos baldios, nós não conseguimos controlar as doenças”, esclarece.

Durante a ação, além de eliminar os criadouros do Aedes aegypt, os agentes conscientizam os moradores sobre a importância de manter o quintal sempre limpo para evitar a reprodução do mosquito. Após o recolhimento, segundo Gildo, os pneus foram transportados para Abadia de Goiás para uma cooperativa de reciclagem.

Além dos pontos de recolhimento nos bairros, há um local fixo onde qualquer pessoa pode levar pneus usados, chamado Ecoponto. Ele funciona em horário comercial, na Avenida do Café, no Setor Parque Oeste Industrial. Gildo ressalta que é de extrema importância o descarte adequado desses objetos, uma vez que a SMS não consegue estar presente em todos os bairros sempre.

Ainda segundo o diretor de Vigilância em Zoonoses, a Operação Cata Pneus continuará pelos próximos meses. Na próxima quarta-feira (17), a ação ocorrerá na região Oeste. A base para recolhimento dos pneus será instalada no Bairro Ipiranga, na Rua Paissandú, esquina com a Rua Cerro Cora. “Neste período chuvoso a atenção foi redobrada pela gestão municipal, por isso visitaremos todas as regiões de Goiânia. Ainda neste mês de janeiro realizaremos o trabalho nas regiões Sudoeste e Noroeste”, conclui.

Do Mais Goiás 

Nenhum comentário:

Postar um comentário