Pesquisar no Abadia em foco

25/01/2018

Abadia de Goiás: Secima define e apresenta ações de Educação Ambiental para Colégios Militares em 2018


Dando continuidade às ações de Educação Ambiental que estão sendo realizadas nos Colégios Militares Estaduais desde 2016, servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), reuniram-se com o Comando de Ensino dos Colégios Militares do Estado de Goiás. Na ocasião foram expostos aos professores e coordenadores das unidades educacionais da capital os trabalhos a serem realizados pela Secima em 2018.

O Comandante de Ensino da Polícia Militar do Estado de Goiás, coronel Anésio Barbosa da Cruz Júnior, um grande entusiasta do projeto, declarou: “os colégios poderão ter acessibilidade à todas as ações segundo os interesses de cada escola e as possibilidades de cada instituição”, o que muito motivou os coordenadores presentes ao evento.

Conforme a gerente Especial de Políticas Habitacionais e de Saneamento da Secima e Coordenadora Geral do Projeto de Conscientização Ambiental e Cidadania, Marisa Pignataro, estas ações são importantes para futuras gerações e destacou o papel do cidadão na preservação do meio ambiente: “na crise hídrica vivenciada em Goiás em 2017, ficou claro que as ações danosas sobre os cursos d’ água foram determinantes para a falta de água e o abastecimento público.”

Foram disponibilizados inúmeros kits de cartilhas com temáticas ambientais da Secima como abastecimento de água, resíduos sólidos, esgotamento sanitário, drenagem urbana e tanque séptico e sumidouro para os professores orientarem os alunos.

Para Ana Cristina da Silva, da Gerência de Educação Ambiental da Saneago, este projeto soma forças para que os estudantes sejam beneficiados com o trabalho de conscientização, até porque os alunos precisam dessas informações. Foi prevista a continuidade da visita dos alunos nas estações de tratamento de água e esgoto (ETAs e ETEs) e nos parques Altamiro de Moura Pacheco, em Terezópolis e Telma Ortegal, em Abadia de Goiás para os alunos da região metropolitana de Goiânia.

A produtora executiva do projeto Débora Torres, enfatizou as palestras da Secima, as oficinas de papel de reciclável, realizadas pela OVG dentro do projeto, e as oficinas de cinema e vídeo ambiental que ela mesma ministra enquanto cineasta, que tem como objetivo produzir curtas ambientais nas escolas para exibição e debates na Mostra Ambiental Escolar da Secima no Fica.

O analista ambiental e palestrante do projeto Thiarlles Elias de Paula destacou a importância do curso de formação de professores, e a intersecção da abordagem pedagógica e técnica no repasse de conhecimento por meio da transversalidade, a possibilidade de integração e troca de experiências entre os próprios professores e técnicos, considerados também como “multiplicadores” da Educação Ambiental. Delineou-se conteúdos a serem trabalhados nas temáticas de resíduos sólidos, biodiversidade, unidades de conservação, Código Florestal dentre outros.

As secretarias de Meio Ambiente dos municípios e da Educação também poderão conhecer as ações de educação ambiental disponibilizadas pela Secima através do site www.conscienciaambiental.go.gov.br e agendar visitas e palestras através do telefone: (62) 3201-5253 e também pelo e-mail: comunicacao.secima@gmail.com.

Do goiasagora

Nenhum comentário:

Postar um comentário