Pesquisar no Abadia em foco

Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

07/12/2017

Governadores afirmam que Consórcio Brasil Central garante conquistas para todo o País

As conquistas alcançadas pelo Consórcio Brasil Central durante a presidência de Marconi Perillo foram estratégicas não apenas para as unidades da federação que compõem o bloco, mas para todo o País, disse nesta quarta-feira, dia 06, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg. “Com Marconi na presidência, avançamos muito nesse período, em diversas áreas, mas sobretudo na articulação política”, disse Rollemberg. “Marconi demonstrou toda a sua liderança e a sua capacidade de gestão à frente do Consórcio Brasil Central”, afirmou.

“A partir do Consórcio Brasil Central, foi criado o Fórum de Governadores, e garantimos a renegociação da dívida, a repatriação de recursos, a aprovação de medidas como a do comércio eletrônico, a utilização de depósitos judiciais para o pagamento de precatórios, além de medidas que melhoraram muito a situação econômica dos Estados”, afirmou Rollemgerg, enumerando as conquistas de todos os Estados a partir da mobilização dos governadores do Brasil Central.

“O Consórcio Brasil Central foi uma ideia extremamente inovadora de mobilização dos governadores não para competir entre si, mas para promover uma sinergia em prol do desenvolvimento de todos”, afirmou o governador do Distrito Federal. “Tenho certeza que o governador Pedro Taques vai dar continuidade muito profícuo e muito positivo desenvolvido pelo governador Marconi Perillo”, disse.

Os governadores do Brasil Central destacaram nesta quarta-feira a liderança estratégica de Marconi nas conquistas alcançadas pelo bloco em seus três anos de fundação, com destaque para a retomada do crescimento econômico e maior participação dos Estados e do Distrito Federal na divisão das receitas da União. Taques, Rodrigo Rollemberg (DF), Reinaldo Azambuja (MS), Marcelo Miranda (TO) e Confúcio Moura (RO), a presidência de Marconi foi fundamental para o refinanciamento de dívidas, os recebimentos de royalties, a maior participação nos fundos de exportações e de repatriação.

Sob o comando de Marconi, os governadores realizaram em Brasília a última reunião do Fórum de Governadores do Brasil Central para avaliar as conquistas da associação política, econômica e administrativa e fazer o planejamento das ações para 2018. Segundo os governadores, a liderança e a experiência administrativa e política de Marconi, com quatro mandatos à frente do Governo de Goiás foi imprescindível para a consolidação do Consórcio, que avançou em suas diversas áreas de atuação partindo de modelos de gestão aplicados na administração goiana.

O Consórcio Brasil Central é formado por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Tocantins, Rondônia e Maranhão e foi criado em 2015 por iniciativa de Marconi, que presidiu o bloco desde então. Para sucedê-lo, o Fórum de Governadores elegeram Pedro Taques (MT). “A iniciativa de criar a o Consórcio foi responsável pela retomada do crescimento da economia brasileira que veio da maior recessão da história”, afirmou Marconi.

Estiveram no encontro os governadores Rodrigo Rollemberg (DF) Pedro Taques (MT), Reinaldo Azambuja (MS), Marcelo Miranda (TO) e Confúcio Moura (RO). O governador Flávio Divino (MA), foi representado pelo vice Carlos Brandão. Participaram da reunião do Fórum o ministro das Cidades, Alexandre, os secretários estaduais de Planejamento, sob a coordenação do secretário de Gestão e Planejamento de Goiás, Joaquim Mesquita, o secretário-geral do Consórcio, Leonardo Jayme, representante da Fundação Itaú Social, Sônia Dias, e integrantes da direção nacional Caixa Econômica Federal.

Marconi Perillo disse que “em três anos de atuação, o Consórcio Brasil Central conquistou avanços significativos para os Estados do bloco, que ganharam bilhões de reais e foram beneficiados com o refinanciamento de dívidas, recebimentos de royalties, do fundo de exportações e da repatriação”. “Foram muitas as conquistas, e valeu muito a pena estarmos juntos na discussão de temas de interesse do povo”, disse o governador de Goiás.

Ao longo de 2017 foram realizados encontros temáticos nos Estados membros, completando 19 reuniões desde 2015. As reuniões do Fórum de Governadores culminaram na elaboração de documentos que preveem a formação de um grupo coeso com vistas a impulsionar a competitividade da região. Seis frentes compõem a agenda estratégica comum do Brasil Central: agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação.

Avanços enormes

A principal contribuição dos três anos de presidência do governador Marconi Perillo no Consórcio Brasil Central foi a discussão profunda do pacto federativo nacional, com ganhos significativos para os Estados membros do bloco, afirmou nesta quarta-feira, dia 06, o governador do do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. “Só temos que agradecer Marconi por esse trabalho, por essa luta incansável por um pacto federativo justo que melhorou a vida das pessoas que fazem parte do Consórcio”, disse ele.

“Tivemos a alegria de ter Marconi como presidente do Consórcio Brasil Central nestes três anos. Primeiro pela agilidade, pelas conquistas, os avanços enormes que os Estados tiveram. Ele discutiu o pacto federativo nacional, pensou o País como uma verdadeira federação e estes são resultados extremamente positivos para todos os Estados que compõem o Brasil Central”, afirmou o governador sul-mato-grossense. “Só temos que agradecer Marconi por esse trabalho, por essa luta incansável por um pacto federativo justo que melhorou a vida das pessoas que fazem parte do Consórcio. Parabéns, Marconi”, disse Azambuja.

Articulação nacional

O governador do Tocantins, Marcelo Miranda, afirmou que o Consórcio Brasil Central foi muito além da agenda regional e influenciou as decisões políticas e administrativas do País como resultado da articulação do presidente do bloco, o governador de Goiás, Marconi Perillo. “Com Marconi, nós levamos o Brasil Central para o Palácio do Planalto, para o Congresso Nacional e o Poder Judiciário, para o centro das decisões, influenciando das as agendas do País”, disse Miranda, em Brasília. “Temos agora que prosseguir nesse caminho, e tenho certeza de que essa também será a agenda do governador Pedro Taques”, disse Marcelo Miranda, em referência ao sucessor de Marconi na presidência do Fórum.

Fotos: Marco Monteiro

Gabinete de Imprensa do Governador de Goiás

Nenhum comentário:

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.