Pesquisar no Abadia em foco

Lembrar é fácil para quem tem memória. Difícil é esquecer para quem tem coração.

09/08/2017

Parto normal sem dor é realidade e um direito da mãe

A dor do parto normal. Não há mãe de primeira viagem que não faça conjecturas sobre como é este momento. A dramaturgia e a literatura também não ajudam muito a tornar o tema menos nebuloso. Diretores e escritores costumam pesar a mão nas cenas de nascimento – e o resultado são muitos gritos e lágrimas. Mas, nem sempre (nem para todas) a dor do parto normal é algo tão descomunal. Hoje, optar pela analgesia tornou-se um direito da mulher.

Conforme explica o gestor da equipe de anestesia do Hospital Santa Rosa, o médico anestesiologista Cássio Henrique Arruda Régis, saber mais sobre a dor do parto é o primeiro passo para encará-la com naturalidade. Por isso, em vez de alimentar ansiedades enquanto espera o bebê nascer, a mãe deve se preparar para o momento.

“No trabalho de parto, há progressivas contrações do útero e dilatações do colo uterino, o que faz com que a intensidade da dor aumente e diminua constantemente. Apesar de ser decorrente de um processo fisiológico, hoje – em pleno século 21 – existem formas de lidar com ela para que o desconforto físico não se transforme em sofrimento psíquico. Aliás, a tranquilidade da mulher é primordial na hora do parto”, esclarece.

Para muitas mulheres, como toda situação-limite, o ato de parir envolve uma dose de intensidade provavelmente nunca antes experimentada. Da mesma forma, uma mesma mulher pode ter experiências distintas de acordo com o contexto e o nível de relaxamento. Neste viés, Cássio complementa que com o consentimento da parturiente e bem administrada, a analgesia pode ser valiosa.

"Toda mulher pode e tem o direito de dar a luz de forma natural, tranquila e sem sofrimento. Durante o trabalho de parto, a mulher tem um bebê querendo sair. Ou seja, ela precisa relaxar a musculatura para a passagem. Mas, com dor, o cérebro a manda contrair. Fica uma guerra interna. Com a analgesia, o benefício é fantástico – a mulher relaxa, o que facilita o trabalho de parto e a relação positiva entre a mãe e bebê”, pondera.

TIPOS DE ANALGESIA – De acordo com Cássio, há três tipos de analgesias farmacológicas mais comuns para parturientes: a raquianestesia (a famosa “ráqui”), a peridural e o duplo bloqueio com cateter, considerado o ‘padrão ouro’ na área. Ao contrário da anestesia, que é mais complexa, a analgesia não impede os movimentos ou a capacidade de sentir o nascimento.

“O objetivo desses, bem como de outros métodos [farmacológicos ou não] que facilitam a chegada do bebê ao mundo e reduzem a dor física, é tornar o parto menos traumático para a mãe e para a criança. No caso da analgesia, a mulher continua em trabalho de parto, sente o nascimento, vê a criança nascer de forma consciente, mas sem dor e sem perder a força muscular. Normalmente, é aplicada quando solicitada pela mulher, já que a dor é algo pessoal – cada um tem a sua”, ressalta.

Na técnica da peridural, a analgesia é aplicada aos poucos, por um cateter fino que fica nas costas, conforme a parturiente sente necessidade – fazendo efeito em cerca de 15/20 minutos. Enquanto que na raquianestesia, utiliza-se um volume menor de anestésico, com efeito quase imediato e duração mais curta.

“Outra opção é o ‘duplo bloqueio’, uma mistura da analgesia peridural com a raquianestesia. Por meio dele, a mulher conta com o efeito rápido da ‘ráqui’ e a flexibilidade da peridural – com o benefício do cateter para reaplicação, se for necessário. Todas as analgesias são procedimentos seguros, com poucas contra-indicações e complicações. As mais comuns são a hipotensão arterial, náuseas e vômitos – que podem ser controladas perfeitamente pelo anestesista experiente. Em alguns casos, dependendo da qualidade das contrações uterinas, pode provocar um aumento no tempo do trabalho de parto”, explica. 

PARTO ADEQUADO – Tal conscientização sobre os métodos de analgesias e controle da dor acabam por também influenciar na escolha da via de parto. “Todos sabemos que o parto normal é o melhor tanto para a mãe como para o bebê. Mas, ainda ficou incutido na cabeça das mulheres há milênios que ter a dor do parto é normal. É preciso rever esses conceitos e evitar cesarianas desnecessárias”, enfatiza o médico anestesiologista. 

Em Mato Grosso, o Santa Rosa aderiu à segunda fase do Projeto Parto Adequado – que prevê a redução das altas taxas de intervenções desnecessárias no país, bem como pretende desmistificar o medo e o receio das mães sobre o parto normal. A iniciativa é desenvolvida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Hospital Israelita Albert Einstein e o Institute for Healthcare Improvement (IHI), com apoio do Ministério da Saúde. 

ESTRUTURA – O Santa Rosa apresenta em sua estrutura uma suíte PPP (Pré-parto, Parto e Pós-parto) com ambientação para redução de ruídos e iluminação adequada, banheira, bola, banqueta ergonômica, barra espaldar (métodos não farmacológicos de alívio de dor) e um moderno equipamento de anestesia, que proporciona maior segurança ao local. Durante todo o processo de parto a gestante poderá contar com a presença de um acompanhante.

Além disso, a instituição conta com uma equipe de enfermeiras obstetras e berçaristas; plantão de anestesistas de corpo presente e obstetras 24 horas; pediatras para recepcionar os recém-nascidos; e UTI Neonatal e Adulta para garantir toda segurança necessária à mãe e ao bebê durante e após o procedimento.

ACREDITAÇÃO – Prestes a completar 20 anos, o Hospital Santa Rosa é o único hospital do Centro-Oeste certificado pela Acreditação Canadense, nível Diamond – uma das principais certificações de qualidade em saúde no mundo. A instituição também é certificada em Excelência, Nível III, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA).

 

Do ZF Pres
Postar um comentário

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,

Selzy Quinta e sua família e sua família deseja um Feliz Natal e um Feliz 2019 cheio de muita Paz,
Meus amigos, Feliz Natal a todos e que o Ano Novo traga paz, e a fé seja renovada e fortificada no coração de cada um de nos. Que Deus nos oriente, proteja e abençoe a todos vocês com um ano de muitas alegrias, saúde, amor e paz.

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019

Teir Suspensão deseja a todos um Feliz Natal e um Feliz 2019
"Está chegando o Natal, tempo de celebrar o nascimento de Jesus, e o nascer de um Novo Ano.

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos

ALLENKAR SUSPENSÃO e família deseja um feliz Natal a todos
O Natal dos sonhos é aquele que você idealiza no espírito, sente no coração e partilha na solidariedade!

Central Distribuidora de Bebidas do Silva

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.

Mensagem da Primeira Dama de Abadia de Goiás, Silmara de Abreu.
O verdadeiro espírito do natal encontra – se em todas as boas ações que fazemos durante nossas vidas.

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo

O vereador professor Júnior e sua família deseja um Feliz Natal e um Ano Novo muito próspero a todo
Natal é a ternura do passado, o valor do presente e a esperança de um futuro melhor.

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo

O Silva e sua família da Central Distribuidora de Abadia de Goiás, deseja aos seus clientes e amigo
Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.

Vereador Zé da Patrola deseja um Feliz Natal e Feliz Ano Novo a população abadiense.
Como representante na Câmara de Vereadores de nossa cidade, desejo que as alegrias do Natal e das Festas de Ano Novo, se estendam por todos os dias de 2019, com muita saúde e prosperidades para todos os Abadienses.

Vereador Delei Faz Homenagem As Mães Abadienses

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município

Profissional substituto do Programa Mais Médicos começa a atuar no município
Nesta terça-feira, dia 27 de Novembro o mais novo médico, Dr. BRUNO OLIVEIRA ARAÚJO ROSAS substituto contratado via programa Mais Médicos do Governo Federal, já se apresentou e começou os atendimentos em nosso município no atendimento de pacientes na atenção básica de Saúde.

Feliz Dia Das Mães

Vereador Luizinho Da Saúde Deseja A Todas As Mães Abadienses Um Feliz Dia Das Mães

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.

Abadia de Goiás 62 anos de fundação.
Ao completar mais um ano de fundação, temos a certeza de que estamos e devemos Fazer algo novo ao nosso município.

Vereador Zé Da Patrola Faz Homenagem As Mães Abadienses

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados

Professor Lucas do Avançar estende as mãos aos mais necessitados
Enquanto muita gente poderosa vê o natal como festa de ostentação, farras, bebidas e muita fartura em suas mesas, o professor Lucas Afonso diretor do Avançar; escola de treinamento especial para profissionalizantes em parceria com o Colégio Estadual Manoel Libaneo em abadia de Goiás

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec

o Vereador Worley Diniz Tavares (Bo), deseja um Natal de muita paz e um Ano Novo repleto de acontec
Boas festas! Que este Natal seja o mais belo e especial de todos. Que seja também a razão dos maiores sorrisos e de uma esperança honesta para os desafios que chegarão no próximo ano, Feliz 2019.

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An

Vereador Vanderlei Alves de Carvalho ( Delei ) e sua família, deseja um Feliz Natal e um Próximo An
As sementes da vida precisam ser semeadas com paz e amor, e assim, poder gerar o alimento que precisamos para viver.

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS

Primeira-dama de Abadia de Goiás participa de Assembleia Extraordinária do COEGEMAS
A Primeira-dama de Abadia de Goiás, Silmara Abreu, participou nesta quarta-feira, dia 28 de Novembro no auditório dp CEAS de uma Assembleia Extraordinária do COEGEMAS (Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social) em Goiânia. Ocasião onde foi realizado a eleição para os cargos da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal e Conselho de Representantes Regionais e da CIB do Colegiado Estadual dos Gestores Municipais de Assistência Social do Estado de Goiás – COEGEMAS-GO.