Pesquisar no Abadia em foco

05/06/2017

Apoio do Governo de Goiás mostra nossa religiosidade para o Brasil, diz prefeito de Jaraguá

O município de Jaraguá, distante 120 quilômetros de Goiânia, realizou na tarde deste domingo, dia 04, a abertura da 236ª edição das Cavalhadas do município. Montado em um cavalo, o governador Marconi Perillo acompanhou parte da comitiva. O Governo de Goiás transformou em política pública os investimentos em manifestações culturais, as quais considera “patrimônio imaterial” dos goianos. Além de destinar recursos para o fomento da cultura, o governador faz questão de participar de apresentações tradicionais.

Acompanhado pelo pai, o senhor Marconi Ferreira, ele recebeu o carinho da população, atendeu todos os pedidos de fotos e selfies, ouviu sugestões e encaminhou demandas. Entre os moradores ilustres da cidade que recepcionaram Marconi, a Dona Flora Assunção, de 92 anos, mãe do deputado estadual Nédio Leite, fez questão de posar para fotos com o governador.
Prefeito do município, Zilomar Antonio de Oliveira agradeceu o governador pelo apoio à festa, que este ano completou 236 anos, e que é considerada a maior manifestação popular da cidade. “Estamos muito felizes com o apoio que o Governo de Goiás tem dado, não só para Jaraguá, mas para todas as Cavalhadas do Estado de Goiás. Pela tradição, pela religiosidade, pela importância da Festa do Divino”, ressaltou. “Agradecemos pir ter incluído nossa cidade no Circuito das Cavalhadas, trazendo turismo para nossa cidade e mostrando para o Brasil nossa religiosidade”, afirmou o prefeito, ao fazer referência ao Circuito, instituído ano passado pela administração estadual, com apoio para a festa em 12 municípios que mantém esta tradição.

O Circuito, afirmou Marconi, foi criado em 2016 com objetivo de dar um incentivo maior do governo do Estado à preservação das Cavalhadas, a quem classificou de “patrimônio goiano”. “O governo estadual dá total apoio às Cavalhadas, um patrimônio imaterial nosso, porque representam a religiosidade do povo goiano, que especialmente em Jaraguá é muito forte”, declarou Marconi. Vim aqui prestigiar os cavaleiros, prestigiar os festeiros e toda população de Jaraguá”, disse, em entrevista coletiva.

Cavalhadas em Goiás

No último dia 31, o governador Marconi Perillo lançou, no Palácio das Esmeraldas, a edição 2017 do Circuito das Cavalhadas de Goiás. Como forma de incentivar e valorizar as manifestações culturais do Estado, anunciou a criação do Cartão do Cavaleiro, que se destina a ajudar os participantes das Cavalhadas na aquisição dos materiais de confecção das roupas. Para garantir o benefício, o Governo de Goiás deve enviar projeto de lei para votação da Assembleia Legislativa.

Treze municípios integram o Circuito das Cavalhadas. Este ano, 12 estão participando: Posse, Santa Cruz, Jaraguá, Pirenópolis, Palmeiras, Hidrolina, São Francisco, Santa Terezinha, Corumbá, Pilar, Luziânia e Niquelândia.